SustentabilidadeA ICEL orgulha-se de ter sido a primeira empresa nacional de cutelaria de cozinha e profissional com certificação Ambiental pela norma portuguesa EN ISO 14001 desde 2003. Neste âmbito, tem inerente ao seu processo produtivo, um conjunto de práticas ambientais incorporadas, com objetivos concretos ao nível de: Consumo racional dos recursos Utilização de princípios de eco-design. Controlo e gestão eficaz de matérias-primas e matérias subsidiárias;
Contribuição para a melhoria da qualidade do ar Redução de emissões gasosas para o meio ambiente pela utilização de um sistema de hidrofiltros para tratamento e monitorização da poluição atmosférica. Controlo de gases refrigerantes através de contrato com empresa certificada para o efeito.
Minimização do ruído ambiental no meio envolvente Assegurado pela existência de estruturas de insonorização e equipamentos externos com emissões mínimas de ruído ambiental.
Otimização dos consumos de água e energia Utilização de sistemas de recirculação de água. Monitorização e controlo de consumos de água e energia. Existência de equipamentos eficientes do ponto de vista energético. Realização de auditoria energética para identificação de pontos críticos.
Gestão de resíduos Através da prevenção e redução de matérias-primas e matérias subsidiárias. Reciclagem e reutilização de polímeros. Sistema de segregação de resíduos, com encaminhamento para destino de valorização ou eliminação em Operadores de Resíduos autorizados. Adesão à Sociedade Ponto Verde desde 1998, a qual assume a responsabilidade pela gestão de embalagens primárias colocadas no mercado nacional. Protocolo de colaboração com Ecopilhas.
Proteção dos recursos hídricos
Tratamento de efluentes na estação de tratamento de águas residuais industriais (ETARI) em pleno funcionamento desde 2002. Através desta estação, assegura-se o encaminhamento das águas residuais tratadas para o sistema de saneamento público, de acordo com o exigido pelo regulamento municipal. | |||
|