LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega. LOJA ONLINE IMPORTANTE: Devido aos atuais acontecimentos relacionados com o COVID-19 não podemos garantir os habituais prazos de entrega.
pt en

Como Cuidar das Suas Facas

5 DICAS ESSENCIAIS PARA CUIDAR DAS SUAS FACAS DE COZINHA


Sabia que cuidar das suas facas aumenta o tempo de vida útil das mesmas, assim como a retenção do fio de corte?


1. Acondicionamento 


As facas devem ser guardadas preferencialmente num bloco próprio para facas, ou penduradas em barra magnética


Porquê? 

Guardar as suas facas à solta dentro de uma gaveta pode danificar-lhes o gume ao tocarem umas nas outras e é perigoso porque há maior probabilidade de se cortar enquanto procura uma. 


2. Utilização 


É importante que utilize a faca adequada à operação que pretende efetuar.


Porquê?

A faca foi pensada e desenhada visando fim específico, pelo que utilizá-la para outros fins, põe em causa o seu desempenho e a sua durabilidade. 


Exemplo: Se vai desossar um frango, não utilize uma faca de trinchar. Vai danificar o fio da mesma, pondo em causa o seu desempenho quando quiser trinchar um lombo com ela. Se, por exemplo, necessitar de partir ossos ou cartilagens deverá utilizar um cutelo. 


3. Corte 


Corte os alimentos sobre uma tábua de madeira ou plástico.


Porquê?

Utilizar as facas em bases duras, como pedra, pedra artificial, vidro, ou diretamente na bancada da cozinha, resulta numa rápida perda do fio e por consequência da capacidade de corte.


4. Lavagem e limpeza 


Lavagem à mão:

  • Deve lavar as suas facas após uso, com água corrente, utilizando esfregão e sabão pouco abrasivos e por fim deve secá-las com um pano macio.
  • Deve secar de imediato as suas facas, de modo a evitar corrosão;


Porquê?

Deixar as suas facas com restos de alimentos com sal ou ácido, ou expostas a água e humidade, leva à formação de manchas e corrosão nas lâminas.


Lavagem à máquina:

Apenas facas com cabo de plástico podem ser lavadas na máquina. Contudo, devem ser previamente passadas por água corrente, e retiradas da máquina imediatamente após o fim do ciclo de lavagem, evitando assim machas nas lâminas e corrosão. É também importante que as mantenha separadas de outros objetos para evitar batidas que podem danificar as facas.


Porquê? 

As facas com cabos de madeira não devem ser sujeitas a altas temperaturas e a água em abundância, uma vez que têm tendência a inchar e a desbotar, ficando com mau aspeto e com os cabos danificados. 


Curiosidade: O aço inoxidável utilizado nas facas contém uma pequena percentagem de carbono, o que lhes vai proporcionar maior capacidade de corte e facilitar a sua recuperação. Os aços com estas características são mais suscetíveis à corrosão. 


Nota: Independentemente do tipo de aço da sua faca, após a sua utilização, é sempre aconselhável que limpe e seque as suas facas.


Dicas:

  • É possível eliminar manchas ligeiras e vestígios de corrosão com produto de limpeza de metais (ex. Duraglit, etc.);
  • Para conservar os cabos de madeira pode utilizar o óleo doméstico, a frio (ex. Óleo de Linhaça, etc.);
  • Em facas de aço carbono ou aço damasco, é essencial, senão imprescindível, o uso de óleo de camélias na lâmina; 

5. Afiação 


Mantenha as suas facas afiadas.

É muito importante manter o gume da sua faca afiado apara efetuar cortes perfeitos e em segurança.


Porquê? 

Uma faca que não esteja afiada, é uma faca perigosa!

Utilizar uma faca com o gume danificado ou “cego”, exige aplicação de mais pressão e esforço no corte, o que pode resultar em pequenos acidentes domésticos. Ainda, o cansaço será maior.


À medida que uma faca vai sendo utilizada, o seu gume perde o fio e é necessário restaurá-lo para voltar a obter o máximo poder de corte.

Com exceção das facas com serrilha, todas as facas podem recuperar o gume original. 


Dependendo do estado em que a sua faca se encontra, é possível afiar as suas facas com recurso a:



Se não sabe utilizar o fuzil ou a pedra de afiar, e não dispõe de afiador, deve procurar um serviço de afiação especializada. A sua faca vai ficar como nova!


Consulte as nossas instruções de afiação aqui!


MANTENHA AS FACAS FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS!


Fotografia Cátia Barbosa_Edições do Gosto